O envio de e-mail marketing não é uma tarefa complicada, mas, se não for escrito e enviado de maneira correta, pode vir a acarretar problemas para o bom funcionamento da comunicação da empresa, indo desde problemas internos à problemas externos, tais como a diminuição do alcance de campanhas da empresa, por exemplo.

Vamos listar abaixo alguns dos principais erros que as empresas cometem na hora de trabalhar com e-mail marketing.

1- Texto do assunto é longo demais

O texto do assunto será o primeiro que a pessoa que receber o e-mail vai ver, por isso, faça com que, logo no título do e-mail, a pessoa que o está recebendo já capte sua mensagem. Não se estenda, seja curto e direto, criando um título interessante, caso contrário, seu e-mail pode não ser visto.

2- Não oferecimento de valorização para o cliente

O envio de vários e-mails pode acarretar inúmeros problemas, e, um dos principais, é a não valorização do cliente. Quando o cliente começa a receber muitos e-mails com o mesmo assunto, porém, sem ter o que ele procura, não adianta. É preciso criar valor para o cliente, para que o alcance da campanha seja eficaz.

3- O corpo do texto só possui imagens

Atualmente, o envio somente de imagens em e-mails está acarretando problemas como o bloqueio do servidor, logo, quando sua mensagem for entregue, e, no corpo do texto só houver imagens, ou irão diretamente para a caixa de spam, ou necessitarão de autorização do destinatário para abrir a imagem, e isso muitas vezes pode afastar essa pessoa, já que o conteúdo não foi exposto de forma eficaz.

Ao mesmo tempo que só uma imagem pode trazer problemas, muitas imagens também podem. Lembre-se que o e-mail marketing é uma forma de aumentar o alcance da sua campanha em forma de engajamento com o cliente.

4- Frequência de envio

Como dito no tópico acima, o muito não é a solução e o pouco também não. O envio diário de e-mails irá encher a caixa de entrada do destinatário, gerando a perturbação do mesmo, então, ao invés de enviar vários e-mails sem conteúdo, envie poucos, em menor frequência, mas que tenham conteúdo relevante para a pessoa que irá recebe-lo.

Assim como enviar e-mails demais é ruim, o envio de pouquíssimos e-mails também não é bom para o alcance da sua campanha, pois isso pode acabar não gerando relacionamento com o cliente.

5- Possuir somente uma campanha de e-mail marketing ativa

Enviar o mesmo e-mail com o mesmo conteúdo para o seu mailing todos os dias é erro de principiante, por isso, atualize sempre a sua mensagem sem perder o verdadeiro foco para com o cliente. Assim você conseguirá construir relacionamento e sua campanha terá o alcance esperado.

6- Não monitorar a campanha

De nada adianta a teoria sem a prática, por isso, o monitoramento e otimização de suas campanhas de e-mail marketing são essenciais para saber se está dando tudo certo ou não, para isso, a utilização de KPI’s é muito importante, pois são eles que fornecem os dados e informações da sua campanha pelo e-mail marketing.

Além de conhecer as métricas, é importante pegar o hábito de sempre analisá-las para que possa ter um impacto positivo na sua campanha.

As principais medições para o e-mail marketing são:
- taxa de crescimento, que é onde se vê o percentual de novos e-mails;

- taxa de cliques, que é onde se mede o retorno da campanha através do número de cliques do link;

- taxa de conversões, que é onde são medidos os destinatários que geraram leads para a campanha.

Por Larissa Queiroz