Atualmente, a maior parte das empresas já adotou as redes sociais como plataforma de comunicação de sua marca, e isso por um simples motivo: a grande maioria das pessoas, sendo seu cliente ou não estão inseridas dentro das redes.

Mas, por ser um meio de comunicação novo, ainda estamos aprendendo sobre ele, porém isso não é desculpa. Cada marca é uma marca, mas alguns erros já são conhecidos e devem ser evitados.

Por isso, separamos 5 erros mais comuns cometidos pelas empresas, que você não pode mais cometer:

- Relacionamentos de curto prazo: é importante usar esse canal de comunicação para se relacionar com o público da sua marca, mas, além disso, é importante leva-los para seu mailing. Não usar as redes sociais para a captação do seu público, e potêncial cliente, faz com que o relacionamento empresa – cliente seja de curto prazo ao invés de se tornar um relacionamento longo e duradouro. Uma boa forma de conseguir captar informações dos usuários é oferecê-lo algo e em troca disso ele disponibilizará informações que podem ser trabalhadas pelo marketing da empresa.

- Pouca interação: por estar presente nas redes sociais, sua marca está sucetiva a comentários positivos e negativos. Quando uma pessoa começa uma interação geralmente ela espera que sua presença seja notada e valorizada pela marca. Por isso, além de estar atento às interações dos usuários dentro de suas redes sociais, é importante também interagir com eles, responder, curtir e comentar, com isso sua marca mostra que está presente e que a opinião dos usuários é importante.

- Presente em todos os lugares: sim, quanto mais canais melhor! Mas se não conseguir estar presente em todas as mídias sociais é preferível que escolha algumas delas para que consiga trabalhar sua presença e suas interações para que sua mensagem seja passada da melhor forma à seus usuários.

- Gerir as mídias sociais da mesma forma que outros meios : todo novo meio de comunicação é um pouco de outro meio, mas de forma diferente e complementar. Por exemplo, na redes sociais é possível integrar imagem, som e texto, assim como na TV, mas na TV não é possível obter comentários, links, etc. Mesmo assim, ambas podem passar a mesma mensagem, mas a maneira como isso será feito e seu feedback será diferente em cada uma delas. Dessa forma, além do conteúdo das redes sociais ser diferente dos demais meios de comunicação, eles podem ser complementares despertando mais desejo pela marca, é o que chamamos de narrativa transmidiática.

- Comprar seguidores: há marcas dentro das redes sociais que, via publicidade na internet, compram seguidores ao invés de contruir um público fiel e presente, por isso, não se preocupe tanto com o número de seguidores que a sua empresa tem nas redes sociais. É melhor ter poucos seguidores fiéis do que muitos que não prestam tanta atenção assim no seu conteúdo.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira