Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é a criação das páginas de conversão, ou também conhecidas como landing pages, mas qual é a verdadeira função dessas páginas e por que elas são tão importantes como estratégias de marketing?

Antes de responder essas perguntas, é preciso entender o que é conversão.

               Dentro do marketing digital, a conversão é uma das métricas mais importantes para se conseguir chegar ao objetivo final.  Dentro dos sites, as conversões podem ser diretas e indiretas. Resumidamente, as conversões diretas acontecem quando o usuário realiza uma ação dentro da internet, como a compra de um produto. Já a conversão indireta é quando o usuário oferece algumas informações em troca de serviços gratuitos, como deixar o e-mail para ter um e-book, esse tipo de conversão trabalha para captar usuários para tentar torna-los clientes no futuro.

               Sendo assim, quando se cria uma campanha (principalmente uma campanha no Google Adwords) um dos principais objetivos é o aumento de conversões e as landing pages são exelentes para isso. Pois, uma Landing Page é uma página de entrada, que geralmente é criada com conteúdo definido para os obejtivos de uma campanha, pois a landing page é a página que o visitante irá entrar quando clicar em um link, seja por busca orgânica, anúncios do Google Adwords, banners ou outros links.

Mas porque a Landing Page é importante para as campanhas online?

- Pois é uma página totalmente nova e otimizada para onde será redirecionada a campanha Adwords.

- Seu conteúdo é direcionado ao objetivo das campanhas, como: promoções, ofertas, captação de e-mails, etc. E isso faz com que a taxa de conversão seja maior, pois é mais relevante ao usuário.

- Aumenta a Quality Score (qualificação do anúncio) e com isso abaixa o custo da campanha em geral, pois o custo das keywords abaixam quando a relação landing page campanha é mais relevante para o usuário

- A landing page conta como link externo que aponta para o site, portanto se torna um backlink para o mesmo.

- Quanto mais o conteúdo da landing page for relevante em relação ao conteúdo do anúncio, melhor vai ser a visibilidade do anúncio no Google, ou seja, quanto mais relacionados forem os textos do anúncio com a página de redirecionamento, melhor. E o clique por impressão também será reduzido.

               Ou seja, quando o usuário digita tênis, por exemplo, no Google, vê um anúncio e clica nele, o ideal é que esse anúncio seja direcionado para o local onde está o tênis e não uma página genérica como a homepage.

               Portanto, as landing pages normalmente são páginas que contêm somente a informação que é necessária para cada objetivo de cada campanha. Isso aumenta a probabilidade de que a conversão seja feita com sucesso e que o usuário cumpra a ação exposta a ele. Quanto menos distração ele tiver, maior a probabilidade de uma conversão bem sucedida.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira