SEO é um conjunto de técnicas desenvolvidas para conseguir um bom posicionamento nos motores de busca. Porém, é um jogo de tentativa e erro que demanda muitas técnicas e os resultados não são tão fáceis de mensuram e nem tão rápidos de se ver. Uma parte disso é “culpa” dos motores de busca, pois, por exemplo, a maioria dos critérios de posicionamento do Google não foram revelados e são conhecidos apenas por meio de testes de correlação, além de mudarem o tempo todo sem se saber o porquê.  A principal consequência disso para uma estratégia de SEO é ter que se adaptar constantemente a essas mudanças, monitorar constantemente a eficácia das medidas e testar novas pistas para garantir a melhor adaptação nesse campo altamente mutável.

Entretanto muitos desses erros e acertos na hora de otimizar os websites já são conhecidos e, quando bem geridos, proporcionam resultados positivos no ranking dos motores de busca. Para se fazer isso é preciso de muitas (muitas!) técnicas. Mas, na teoria, as técnicas de SEO não são tão complicadas assim, vamos conhecer alguns de seus conceitos primordiais:

Conteúdo útil 

A primeira premissa é que o princípio fundamental da filosofia do Google são os interesses de pesquisa do usuário. O conteúdo é o meio de prestar serviço aos usuários, informando e orientando-os a fazer boas escolhas.  A qualidade do conteúdo é o elemento mais importante, pois, é levado em consideração pelos motores de busca, já que o objetivo do site deve ser atender às necessidades dos usuários. Assim, a estratégia editorial auxilia tanto nas estratégias On-Page quanto nas Off-Page, aumentando tanto o conhecimento da marca quanto o tráfego.

Velocidade

A velocidade é um dos critérios do algoritmo de posicionamento que foram confirmados oficialmente pelo Google. A velocidade do seu site também influencia a taxa de conversão e, consequentemente, o volume de negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Akamai, cada segundo a mais resulta em 7 % menos conversões. Para o e-commerce, que fatura 100 mil reais por dia, um segundo a mais pode significar uma perda de sete mil reais por dia e mais de 2,5 milhões por ano.

Mobilidade

O site deve ser eficiente em todos os suportes (PCs, tablets, laptops), já que os usuários migram de uma interface para outra ao longo do dia.

SEO On-Page

É a otimização feita na arquitetura do site, usando como meio principal a estruturação e desenvolvimento da sua malha de conteúdo para aumentar o resultado SEO. Resumidamente, é a otimização feita com a estruturação interna que envolve, principalmente, as keywords, as Meta Tags (título da página, descrição, robots e etc.), a prevenção contra conteúdo duplicado e os links internos. Este último garante mais importância a página, pois quanto mais links apontando para uma página maior é a chance dela ser visitada, portanto será melhor classificada no PageRanking.

Trabalhar com os links entre páginas é trabalhar o site na “malha de conteúdo”, isso pode ser feito de dentro do próprio site para ele mesmo (uma estratégia on-page) ou fazer com que outros sites se “linkem” a ele (estratégias off-page).

SEO Off-Page (Link-Earning/Link-Building)

É a otimização feita para que outros sites queiram se conectar a você.  É preciso de um conteúdo que faça o usuário querer compartilhá-lo, seja através de links, marcadores, ou redes sociais. Isso pode envolver a distribuição de uma Newsletter ou até mesmo compartilhar algum serviço gratuito. Pois os links precisam estar contextualizados, os que não estiverem não serão lidos pelo Google. A apresentação contínua permite que os links apareçam da forma mais natural possível nos motores de busca. E como parte de uma estratégia de Link-Building é essencial selecionar cuidadosamente o meio temático a partir do qual é inserido um link e diversificar suas fontes (diretórios, blogs, comunicados de imprensa). Pois, uma estratégia mal planejada pode levar a um rápido aumento do número de links e se a popularidade parecer excessiva, o site recebe uma penalidade do Google Penguin, então sua posição no ranking pode ser afetada.

Desse modo, as técnicas de SEO nada mais são do que formas de organizar seu espaço online e atrair pessoas para visita-lo e falarem bem dele. Isso aumenta a popularidade e consequentemente a posição no ranking dos motores de busca. Mas é preciso manter esses espaços online sempre arrumados, para que atenda às necessidades daqueles que o buscam e para isso é preciso sempre monitorar o que está acontecendo e fazer mudanças, se adaptar sempre.

Por Daniele Oliveira