Que o marketing digital é essencial para empresas que possuem sites de e-commerce, isso não né novidade para ninguém, mas, quais são as métricas de marketing digital para o e-commerce que as empresas devem sempre acompanhar?

Vamos mostrar abaixo algumas métricas que são essenciais e que devem ser analisadas para acompanhar as performances de ações de marketing para obter, no fim, um resultado positivo para a empresa.

1 -  Funil de vendas
O funil de vendas deve ser o primeiro item de marketing digital a ser analisado, pois é ele que vai te mostrar como está o andamento do seu e-commerce. O funil é feito basicamente de quatro etapas, sendo elas, visitantes, usuários ativos e clientes, respectivamente. Analisando o funil é possível ver em qual etapa a empresa deve se programar para agir.

2 – Receita média
A importância de se calcular a receita média por usuário é para saber qual e quanto de retorno cada usuário do seu site traz para o mesmo, podendo, assim, elaborar ideias para uma melhor otimização do seu e-commerce.

3 – Engajamento
É a relação que você constrói com o seu cliente, ou seja, com os usuários da seu comércio online. O engajamento serve não só para criar e manter um relacionamento com o usuário, mas também para que ele compartilhe a informação para demais pessoas, e, acabe se tornando um cliente fiel.

4 – Ouça opiniões
Escutar as opiniões dos usuários do seu e-commerce é de suma importância. Preste atenção sobre o que estão falando do seu site não só nele mas também pelas redes sociais, usando ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Quando o feedback é dado da empresa para o cliente, seu nome fica marcado na mente do consumidor.

Responder à duvidas e reclamações, proporcionar soluções para problemas e agradecer elogios faz com que a empresa crie um bom relacionamento com seus clientes, fidelizando-os cada vez mais.

Por Larissa Queiroz