Uma pesquisa do SPC Brasil, de 2015, revelou que 90% dos brasileiros pesquisam online antes de fazer compras e que o Brasil é o 2º país que mais pesquisa na internet utilizando o Google, e o Google representa 90% do total de buscas no país.
Ok! Estar presente na internet é importante. Disso nós já sabemos, mas como fazer para aparecer no Google?
A princípio, todos os sites estão no Google, o problema é que o Google mostra milhares de sites e a maioria das pessoas não pesquisam muito além da terceira página. Portanto, para aparecer é preciso estar entre os primeiros!
Atualmente existem duas formas de um site estar posicionado no Google: pelo posicionamemto orgânico e pelo posicionamento pago.
O posicionamento orgânico é, digamos assim, por mérito, credibilidade. O Google sempre está analisando os sites da web e os classificando com relação ao seu conteúdo e a experiência que aquele site proporciona ao usuário. Ou seja, para ficar bem posicionado na pesquisa organica é preciso estratégia e otimização técnica do site.
O trabalho SEO (Seach Engine Optimization) é justamente otimizar um conjunto de técnicas e conteúdo para que o site fique amigável aos mecanismos de busca. Ao analisar esse conjunto de elementos o Google classifica os sites e os posiciona nos resultados orgânicos.
Já o posicionamento pago no Google se dá através dos links pratocinados, anúncios que o Google exibe de diversas formas (texto, vídeo, banner, etc). Especificamente, para o resultado direto nas buscas dos usuários, o Google exibe os anúcios em forma de texto. Aqueles três ou quatro primeiros resultados (escrito anúncio) que você encontra quando digita algo no Google, sabe?
Então, esses resultados são pagos. Mas, assim como a pesquisa orgânica, támbem exigem estratégia, pois não é somente pagando que se consegue uma boa posição usando o Google Adwords! O Google leva vários outros fatores em consideração.
De qualquer forma, o Google AdWords é a plataforma de publicidade do Google, portanto o Google quer que você anuncie nele e por isso facilita bastante. Com ferramentas que permitem atingir um público específico e segmentado, e tendo total controle do investimento e retorno da campanha. Entretanto é bom lembrar que isso não afeta em nada o poscionamento orgânico, ou seja, assim que você parar de pagar, seu anúncio não vai mais aparecer.
Tanto o desenvolvimento SEO do site quanto as campanhas no Google Adwords garantem ótimos resultados e se bem realizados garantem a visibilidade do seu negócio na internet. A principal diferença entre o AdWords e o SEO está no tempo do retorno de investimento (ROI), que no Adwords é instantâneo e no SEO leva um pouco mais de tempo. Porém, no Google AdWords o investimento é mensal, já o SEO é um trabalho de otimização e manutenção estratégica. Cabe a cada gestor saber qual é a melhor estratégia para cada tipo de situação e momento da empresa. As duas opções juntas também é permitido, e se complementam!
Por Daniele Oliveira