Se você tem mais de vinte e cinco anos de idade, deve lembrar como era a vida antes da Internet. Sejam pelas pesquisas feitas em bibliotecas ou até mesmo as consultas às Paginas Amarelas, houve um tempo em que as relações interpessoais e o acesso à informação se davam de maneira bem diferente. Até o início da década de 90, a Internet se resumia a uma rede de troca de dados que atendia principalmente a fins militares e acadêmicos. Em 1994, a Internet começou a ser comercializada para o público e seu potencial foi se desenvolvendo.

               Desde esses primeiros passos já se passaram vinte anos. Estamos vivendo em meio a uma revolução tecnológica e informacional cujo alcance altera nosso comportamento social, expectativas e hábitos de consumo.

               A Pesquisa Brasileira de Mídia, elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com o IBOPE, trouxe dados importantes sobre o comportamento dos brasileiros em relação aos meios de comunicação.  Segundo ela, a TV ainda é o meio de comunicação mais consumido do Brasil, seguido pelo rádio e pela internet. Apesar de continuar no topo, a TV anda perdendo seu destaque. Embora presente em 95% dos lares brasileiros, o tempo médio dedicado a ela (04h31min, de segunda a sexta) já é inferior em 28 minutos ao tempo que se passa na internet (04h59min), presente em apenas 49% dos lares. A situação também cresce quando comparamos os dados dessa pesquisa com a edição do ano passado, quando a diferença de tempo de consumo entre TV e Internet era de apenas dez minutos.

               Quanto ao consumo de Internet, a faixa etária mais conectada é a dos jovens: dentre a parcela dos 16 aos 25 anos de idade, 65% afirmaram utilizar a rede diariamente. O percentual de conexão tende a diminuir conforme a idade, com 50% dos adultos de 26 a 35 anos e 12% dos na faixa de 56 a 65 anos usando diariamente. Em termos de gênero, há um empate: 37% homens e 37% das mulheres revelaram acessar todos os dias. Quanto à renda e nível de escolaridade, o consumo de internet se mostra diretamente proporcional, sendo maior nas famílias com renda superior a cinco salários mínimos (62%) e entre os entrevistados com ensino superior (72%). As plataformas de acesso à internet também tiveram uma mudança. O número de pessoas que utilizam o computador para se conectar caiu de 84% para 71%. Por outro lado, o número referente à conexão via telefone celular aumentou de 40% para 66%.

               Mas o que há de tão interessante na internet? Pode parecer pergunta de mãe, mas a pesquisa também revelou esse mistério: 67% dos entrevistados afirmaram usar a rede para se informar e também para se divertir. Quando perguntados sobre as redes sociais que mais utilizam, o Facebook ficou em primeiro lugar com 83% dos votos, seguido pelo WhatsApp (58%) e o YouTube (17%). Na contramão da ideia geral de que a tecnologia tem nos afastado uns dos outros, o tempo gasto diante do computador (ou celular) em sites que permitem o contato com outras pessoas é quase seis vezes maior que o acesso a outros tipos de site.

               Para nós, publicitários, que gostamos de estar onde todos estão, ver e sermos vistos e falar com as pessoas mais variadas, a internet é o meio de comunicação da vez. Em parte pelo tempo que as pessoas têm dedicado a ela, mas principalmente pela capacidade da rede de oferecer desdobramentos para as mensagens. Na velocidade de um clique, um conteúdo é compartilhado, curtido, repassado, exibido e contagia várias pessoas simultaneamente. A rede está em constante transformação e o usuário está no comando: a foto se torna meme, o blog se torna livro, os vídeos são cortados e compartilhados a uma velocidade vertiginosa. Há quem reclame que estamos indo rápido demais. Mas quem está de fato disposto a abrir mão disso?

               Nesse âmbito, nós da Chani queremos ser vistos como uma empresa inovadora e antenada, disposta a aprender com seus clientes e levar a eles as melhores soluções. Falar de maneira cativante e precisa, visando atingir o público procurado, ser séria e comprometida, mas sem perder a criatividade e o bom humor. Venha nos conhecer!

 

Por Ana Beatriz Carvas