• Importância do chat para o e-commerce
Importância do chat para o e-commerce

Um dos conceitos do marketing é que não basta vender apenas o produto, é preciso vender serviços. Seguindo essa linha, ganha da concorrência quem tem os melhores serviços prestados, pois o que difere um produto do outro são suas adequações às necessidades de cada consumidor.

No meio digital não é diferente, o que muda são os meios de oferecer os produtos e serviços. E apesar das inúmeras vantagens do e-commerce existe um ponto que é fator de desistência de muitas compras: a dificuldade de contato com as lojas ou demora no retorno das mesmas. Para se ter contato com as lojas virtuais é preciso ligar, mandar e-mail ou enviar mensagens nas redes sociais.

Assim, atualmente a solução para esse problema se encontra nos chats online, que tem se mostrado uma forma eficiente de otimizar as vendas e deixar o cliente satisfeito com pouco recurso disposto, de ambos os lados. Uma ferramenta muito importante nos dias atuais já que, segundo dados da E-bit, referência em inteligência do mercado de digital, em 2015 o setor de e-commerce registrou 41,3 milhões de vendas.

Benefícios do chat para o e-commerce:

1. Otimização de vendas e canal de comunicação imediata

Qualquer dúvida sobre os produtos e serviços, condições e políticas do site, valores de frete, ou sugestões e reclamações são respondidas assim que aparecem, sem interromper a navegação. Desse modo o cliente permanece na página da loja enquanto sana suas dúvidas, o tempo de espera é até menor.

2. Custo Zero

Tanto para a empresa quando para o consumidor, pois é feito através da internet, portanto, não há gastos telefônicos.

 3. Controle

As ferramentas permitem o acompanhamento dos atendentes, monitoramento de histórico de atendimentos, organização numa fila de espera e, quando o serviço está off-line, há também a possibilidade de o consumidor deixar uma mensagem. Assim, a empresa não perde nenhum contato (ou tentativa de).

4. Facilita análise interna

Algumas plataformas de chats oferecem índices como o ROI (Retorno de Investimento), relatórios customizados, etc. Assim, com a combinação desses relatórios, com a análise de conversas e de outros dados é possível otimizar tanto as vendas quanto a interface do site, logística de entrega, etc. ou seja, é mais fácil registrar os problemas do e-commerce.

5. Tratamento mais pessoal e personalizado

Por mais que existam protocolos de atendimento o processo se torna mais espontâneo, pois se trata de uma conversa mais direta, ao contrário do e-mail, por exemplo.

6. Atendimento proativo

A funcionalidade mais comum dessas plataformas é o atendimento reativo, no qual o cliente clica na janela de atendimento para iniciar o contato. Mas existem outras formas bem interessantes sendo usadas, em que a empresa entra em contato com o cliente, através do comportamento deste no site, como por exemplo se ele entra e sai da tela de compra, se fica parado na mesma tela, ou demora para preencher um formulário. Nesses casos algumas ferramentas avisam o atendente, que entra em contato com o cliente.

Dessa forma, os chats são excelentes ferramentas. Mas o ponto que deve sempre ser lembrado é que ele continua sendo o bom e velho atendimento ao cliente, portanto, seus princípios devem continuar os mesmos. Tratar bem não é um diferencial, é preciso entender as necessidades dos usuários e ter o prazer em estar oferecendo esse serviço, além de ter uma equipe treinada e, é claro, que esteja online quando contatada.

Por Daniele Oliveiraa

 

  • Chani Seo Tools
Chani Seo Tools

Você sabia que o Google usa milhares de fatores para avaliar um site e o posicionar nas buscas orgânicas?

Por isso as ferramentas SEO são tão importantes no trabalho dos web developers, elas os ajudam a diagnosticar os sites para que então possam fazer os ajustes necessários para otimizar os sites nos motores de busca.

Mas você não precisa ser um web developer para usar essas ferramentas! Por isso, nós do teamChani criamos o Chani SEO Tools, onde disponibilizamos gratuitamente ferramentas SEO para que qualquer um consiga avaliar seu próprio site e com isso entender como pode otimiza-lo e melhorar seu posicionamento no Google.

No nosso Chani SEO Tools você tem acesso as principais ferramentas de análise SEO e poderá saber, por exemplo, o posicionamento de suas keywords (palavras-chave), o tempo de carregamento do seu site;  poderá verificar se há links com erros,  se (e quando) o Google indexou sua página; também poderá gerar códigos-fonte HTMLs para seus Meta tags, entre outras diversas análises SEO que poderá fazer em seu site.

Na nossa página de ferramentas SEO, você poderá usar as ferramentas gratuitamente e sem ser redirecionado para outro site. É simples, rápido, fácil e seguro.

Está esperando o que para fazer um diagnóstico de seu site?

Acesse o seo.chani.com.br ou entre diretamente pela nossa página chani.com.br

Por Daniele Oliveira

  • O Keywords Suggestion Tool
O Keywords Suggestion Tool

O Keywords Suggestion Tool é uma ferramenta SEO que mostra um ranking com as palavras-chave que as pessoas estão buscando no Google para determinado assunto. Dessa forma, é uma ferramenta que mostra as keywords que podem ser usadas para otimizar seu site.

As keywords (ou palavras-chave) podem ser consideradas a base do SEO, pois é através delas que os usuários procuram algo nos sites de busca e, consequentemente, os motores de busca mostram como resultado os sites que apresentam o melhor conteúdo em relação a determinada keyword buscada.

Mas como os motores de busca sabem qual site tem melhor conteúdo para a palavra- chave pesquisada pelo usuário?

Os sites de busca possuem robôs que analisam os sites e os classificam de acordo com sua relevância para determiado assunto. Entre os diversos fatores analisados estão as keywords, pois elas são todas as palavras e/ou conjunto de palavras que compõe um site. Portanto, quanto mais palavras-chave seu site tiver em comum com as buscas dos usuários, quanto mais relevantes forem suas keywords, maior serão as chances dele aparecer como resultadado das pesquisas feitas nos sites de busca.

Escolher corretamente as keywords é essencial para ter um bom posicionamento no Google. Mas escolher as melhores palavras-chave não é uma tarefa tão fácil, por isso, o Keywords Suggestion Tool é uma ferramenta que ajuda na escolha das keywords, pois mostra as palavras que mais estão sendo buscadas no Google.

Por Daniele Oliveira

  • Backlink Checker
Backlink Checker

A ferramenta Backlink Checker faz uma verificação nos principais motores de busca (Alexa, Bing e Google) e mostra quantos backlinks estão apontando para determinado site.

Mas o que são backlinks?

Backlinks são os links que apontam para um site ou página de web e possuem grande importância no PageRank do Google, pois é um dos critérios usados para avaliar um site.

O número de backlinks de qualidade indicam a importância e a populariadade de um site, afinal quanto mais páginas apontam certa página como referência, maior a probabilidade desta página ter um bom conteúdo. Assim, no link building (contrução de links) o importantante não é somente a quantidade de links, mas sim a relação dos conteúdos entre as páginas ligadas.

Com o Backlink Checker é possível verificar quantos links os motores de buscas estão vendo apontando para seu site.

Acesse nossa ferramenta e confira quantos backlinks seu site possui

Por Daniele Oliveira

  • Importância do E-commerce para micro e pequenas empresas
Importância do E-commerce para micro e pequenas empresas

  Se você é um micro ou pequeno empresário, provavelmente já considerou expandir o seu negócio. Ter uma loja maior, contratar mais funcionários, aumentar seu mercado... E desistiu porque tudo isso pareceu muito complicado. Afinal, gerir um negócio não é nenhuma brincadeira. Mas pode haver uma solução para este dilema, e ela vem com o nome de e-commerce.

            O e-commerce nada mais é do que o comércio online. Uma das grandes vantagens de possuir uma loja virtual é o baixo custo de manutenção, quando comparado ao de uma loja física. Não é necessário pagar contas todos os meses, nem contratar funcionários. Além disso, a internet permite a conquista de uma nova gama de clientes, que antes eram limitados aos que estavam geograficamente mais próximos ao seu estabelecimento.

Dados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional, mostram que:

- 50% dos varejistas que possuem comércio somente online (chamados de pure players) apresentaram lucro no período da pesquisa;

- Somente 9% do verejistas online possuem mais de 25 funcionários e 81% possuem menos de 10;

- 76% das lojas online têm suas sedes nas regiões Sudeste/Sul, e 12% encontram-se no Nordeste;

- A taxa de abandono de carrinho é de 34%, muito menor que em 2014 quando era de 58%. Isso mostra o amadurecimento do brasileiro nas compras online;

 - Cartão de crédito e boleto bancário são as principais formas de pagamento;

- 32% dos e-commerces da pesquisa possuem plataforma própria e 13% têm aplicativo mobile;

 - 60% das lojas online disponibilizam chat para o atendimento pré e pós venda, em 2014 eram 46%;

- 43% dos lojistas não possuem estratégias de fidelização de clientes;

 

O que é necessário para ter um e-commerce?

            Para criar sua loja online, você precisa de três coisas: um domínio, uma hospedagem e um CMS de e-commerce. O domínio é o seu endereço virtual (ou site), e é a partir dele que os clientes chegarão à sua loja. O segundo passo é obter uma hospedagem, que é um serviço de armazenamento. A hospedagem é o que permite que seu site seja acessível 24 horas por dia, por qualquer pessoa no mundo. Por último, você precisa de um CMS (Customer Management System), ele fornecerá para você os dados das vendas que estão ocorrendo no site, como nome do cliente, produto comprado, forma de pagamento e endereço para envio. É via o CMS que você vai adicionar produtos na sua loja virtual também.

Os desafios a serem enfrentados

            Uma loja online é vantajosa sobre várias perspectivas, porém requer tanto cuidado quanto uma loja física. O consumidor online está mais exigente do que o tradicional. A internet permite que ele compare e escolha dentre diversas lojas, sendo assim, a concorrência também cresce.

            Nesse sentido, o primeiro desafio é a visibilidade. O site precisa ser otimizado, isso quer dizer Google Friendly. Para fazer a sua loja se destacar dentre outras, é necessário anunciar corretamente. Contar com uma empresa especializada em publicidade online faz toda a diferença, porque ela terá acesso a pesquisas sobre o seu setor e saberá aconselhar sobre onde, como e para quem falar.

            O segundo é a aparência e a experiência do usuário. Assim como um ponto de venda desorganizado, um site mal planejado incomoda o cliente. Ele deve ser otimizado para aumentar a experiência de usuário. Um design inadequado ou não responsivo perdem pontos.

É preciso não esquecer o conteúdo útil, apostar numa estratégia editiorial agrega valor ao seu site e consiste no coração da nossa proposta.

            Esses fatores dizem respeito às impressões iniciais e o que é preciso para chamar sua atenção. Para fidelizar um cliente, o atendimento é que deve ser o foco. Cumprir prazos, prestar assistência e zelar para que ele receba o melhor possível. Um cliente satisfeito recomenda a sua loja, e com isso atrai outros clientes.

            Se você ainda está dando os primeiros passos no mundo online, contrate uma agência de marketing digital. Nela, funcionários especializados estudarão a sua marca e montarão uma estratégia para desenvolver uma comunicação direcionada e precisa.

 

Por Ana Beatriz Carvas

  • As melhores ferramentas para o gerenciamento de redes sociais?
As melhores ferramentas para o gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais não gira em torno somente das postagens de textos no Facebook, das fotos no Instagram e dos vídeos no YouTube. O gerenciamento de redes é feito a partir de um plano de negócios onde é feita a seguinte pergunta: qual é o principal foco da empresa? Atrair mais público? Deixar a marca mais conhecida dentro do mercado?

Estar presente nas redes sociais tornou-se obrigatório para qualquer empresa que deseja ter seu nome conhecido, mas, caso não haja um bom gerenciamento dessas redes, de nada adianta, por isso, vamos mostrar abaixo algumas ferramentas que facilitam esse trabalho.

1- Buffer

É uma ferramenta de gerenciamento simultâneo de redes sociais gratuita, que possibilita várias tarefas, sendo uma delas o fornecimento de informações sobre dados de acesso e interatividade dos usuários dentro das redes sociais. Além disso, uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de programar o conteúdo que será postado, e, quando o mesmo for feito, pode ser postado em todas as redes sociais ao mesmo tempo.

2- Mention

Essa ferramenta possui a sua versão gratuita e a versão paga. Uma das suas principais características é o monitoramento simultâneo das palavras-chave de todas as redes sociais utilizadas pela empresa, além também de fornecer análise de alerta de palavras-chave, e, a empresa pode, por ela, participar de conversas diretas com os usuários da marca.

3- Yoono

É uma ferramenta gratuita que possibilita o usuário a receber alertas de notificações de todas as redes sociais ao mesmo tempo, sem sair da página principal dela. Outras vantagens do Yoono é a integração com a tela do computador e também a opção de programação de postagens.

4- Sprout Social

É uma das ferramentas de gerenciamento de redes sociais mais conhecida por conta das suas inúmeras vantagens, como por exemplo, a fácil interface de navegação, o monitoramento da marca com recursos CRM social e análises, além também a opção de agendamento de postagem para todas as redes sociais.

O Sprout Social, comparado à outras ferramentas, possui poucas desvantagens. Uma delas é que nem todas as opções estão disponíveis para a versão gratuita. Para obtê-las, é necessário se tornar um assinante.

5- Hootsuite

O Hootsuite é a ferramenta de gerenciamento mais conhecida atualmente, pois ela possibilita ao usuário o gerenciamento simultâneo de todas as redes sociais nas quais a marca está inserida, há a possibilidade de fazer publicações em todas as redes sociais ao mesmo tempo, e, ao fim de cada semana, é enviado um relatório contendo todas as informações necessárias de gerenciamento para o usuário.

Assim como o Sprout Social, o Hootsuite possui também algumas desvantagens, como por exemplo, com relação a interface. De primeira, o usuário pode vir a encontrar dificuldades para mexer na ferramenta, mas aos poucos consegue. Além disso, não é permitido que se use imagens dentro do Hootsuite, e, o relatório enviado para os assinantes não pagos não contém a mesma quantidade de informações que contém para os assinantes do site.

 

Por Larissa Queiroz

  • Meta tag Generator
Meta tag Generator

Com a nossa ferramenta SEO Meta Tag Generator você consegue gerar Meta tags para seu site, sem precisar entender de desenvolvimento web. Basta preencher algumas informações e o Meta Tag Generator gera os códigos HTML para você!

As Meta Tags são algumas das variáveis analisadas pelos motores de buscas, como o Google, e são muito importantes pois são uma forma de transmitir informações para os robôs dos sites de busca através de códigos HTMLs que ficam na head do site, ou seja, as Meta tags não são exibidas no conteúdo visível do site, mas pode ser vista através do código-fonte da página.  Isso permite que as Meta Tags carregem diversas informações importantes, desde o autor do site, até páginas que não devem ser lidas e indexadas pelos motores de busca.

Para explicar melhor, vamos listar algumas das Meta Tags mais relevantes:

Title Tag: esssa tag carrega o título de cada página, portanto, para melhorar a experiência do usuário, quando o Google apresenta um resultado para determinada palavra-chave pesquisada provavelmente essa keyword também estará no título das páginas.

Meta Description: essa tag geralmente é a descrição da página que aparece no Google logo abaixo do título, ele não influencia diretamente no posicionamento do site nos motores de busca, mas é o conteúdo que o usuário inicialmente vê sobre uma página. Portanto, é essencial e deve também ser atrativa ao usuário. As Meta descriptions não precisam de muitas keywords, mas carrega palavras-chave que apareceram em negrito de acordo com a pesquisa feita no Google.

Meta Keywords: é a tag onde encontram-se as keywords do conteúdo da página, por isso é importante que as Meta keywords e o conteúdo do site sejam coerentes.

Meta Robots: é uma tag exetremamente importante pois informa aos robots dos motores de busca o que deve ou não ser analisado na página, por exemplo: indexar ou não a página; seguir ou não algum link (follow e nofollow); não indexar imagens (noimageindex), entre outras.

 

Por Daniele Oliveira

  • Google Cache Checker
Google Cache Checker

Com a ferramenta Google Cache Checker você pode ver se o Google visitou sua página e quando!

Isso é importante pois se o Google não indexar sua página quer dizer que ela não está sendo vista pelo seu robô, o Googlebot, e nem pelos seus milhões de usuários.

O Googlebot é muito importante pois são eles que rastreiam os sites e os atualizam ou os adicionam no índice do Google. Consequentemente são eles que carregam as informações que serão levadas em conta para posicionar seu site no ranking dos resultados de busca do Google.

Quando o Google analisa os sites para indexa-los, ele salva previamente uma cópia em seu cache, e por isso a nossa ferramenta SEO Google Cache Checker consegue saber a data e hora de quando o Google passou pelo seu site pela última vez.

Portanto, saber quando o Googlebot visitou seu site é muito importante, por exemplo, para saber se alguma otimização SEO que você fez em seu site já foi vista pelo Google ou se seu novo site já foi indexado.

Veja agora quando o Google visitou sua página pela última vez:

  

Por Daniele Oliveira

  • Keyword Position Checker
Keyword Position Checker

A ferramenta SEO Keyword Position Checker verifica o posicionamento das palavras-chave do seu site no Google. Basta digitar seu domínio, a palavra-chave que deseja conhecer a posição e escolher até onde a ferramenta SEO deve buscar aquela keyword no Google.

Para que suas keywords sejam posicionadas no Google é preciso que elas aparecem dentro do conteúdo do site, pois é ali que ficam as informações que as pessoas estão buscando.

Como já falamos aqui, as keywords são importantes no desenvolvimento SEO dos sites, pois elas são as palavras que os internautas estão digitando no Google na hora de pesquisar por algo.  Mas ao contrário do que muitos pensam, as keywords importantes não são aquelas das meta-keywords colocadas pelo web designer no código HTM. Na realidade, pelo mal uso dessa tag, o Google quase não considera mais esse algaritimo para analisar e posicionar um site. As keywords mais importantes para o Google são aquelas distribuídas no conteúdo do site.

Com essa ferramenta SEO é possível verificar quais keywords já estão indexadas no google e em qual posição elas estão aparecendo quando um usuário realiza uma busca com aquela palavra-chave. Veja agora como suas palavras-chave estão posicionadas no Google.

Ainda não sabe definir as melhores keywords para seu negócio? Veja o nossa ferramenta Keyword Suggestion Tool

Por Daniele Oliveira

  • Page Speed Checker
Page Speed Checker

A velocidade de carregamento do site é muito importante para o bom desenvolvimento SEO dele, pois o tempo de carregamento das páginas de um site afeta diretamente a experiência do usuário. Ninguém gosta de ficar esperando para acessar um conteúdo online, na verdade, segundo o Google metade dos visitantes de sites em dispositivos móveis abandonam o site se as paginas demoram mais que 3 segundos para carregarem. É por isso que o Google leva o tempo de carregamento dos sites em consideração para classificar os sites no Pagerank.

Esse fator afeta o desenvolvimento SEO do site e também interfere nas campanhas do Google Adwords. Porque para calcular o índice de qualidade da sua página de destino nas campanhas Adwords o Google avalia a velocidade de carregamento dela, isso afeta bastante sua nota para o Quality Score e consequentemente a posição do seu anúncio na página de resultados do Google.

Por isso, uma baixa velocidade de carregamento do site pode significar perda de clientes para seu negócio!

Quer saber como está a velocidade de carregamento do seu site? Acesse a nossa ferramenta SEO gratuita, o Page Speed Checker. Com ele você consegue ter acesso ao tempo de carregamento do seu site e de cada componente como links e imagens.

Por Daniele Oliveira

  •  Quais são as principais métricas de marketing digital para sites e-commerce?
Quais são as principais métricas de marketing digital para sites e-commerce?

Que o marketing digital é essencial para empresas que possuem sites de e-commerce, isso não né novidade para ninguém, mas, quais são as métricas de marketing digital para o e-commerce que as empresas devem sempre acompanhar?

Vamos mostrar abaixo algumas métricas que são essenciais e que devem ser analisadas para acompanhar as performances de ações de marketing para obter, no fim, um resultado positivo para a empresa.

1 -  Funil de vendas
O funil de vendas deve ser o primeiro item de marketing digital a ser analisado, pois é ele que vai te mostrar como está o andamento do seu e-commerce. O funil é feito basicamente de quatro etapas, sendo elas, visitantes, usuários ativos e clientes, respectivamente. Analisando o funil é possível ver em qual etapa a empresa deve se programar para agir.

2 – Receita média
A importância de se calcular a receita média por usuário é para saber qual e quanto de retorno cada usuário do seu site traz para o mesmo, podendo, assim, elaborar ideias para uma melhor otimização do seu e-commerce.

3 – Engajamento
É a relação que você constrói com o seu cliente, ou seja, com os usuários da seu comércio online. O engajamento serve não só para criar e manter um relacionamento com o usuário, mas também para que ele compartilhe a informação para demais pessoas, e, acabe se tornando um cliente fiel.

4 – Ouça opiniões
Escutar as opiniões dos usuários do seu e-commerce é de suma importância. Preste atenção sobre o que estão falando do seu site não só nele mas também pelas redes sociais, usando ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Quando o feedback é dado da empresa para o cliente, seu nome fica marcado na mente do consumidor.

Responder à duvidas e reclamações, proporcionar soluções para problemas e agradecer elogios faz com que a empresa crie um bom relacionamento com seus clientes, fidelizando-os cada vez mais.

Por Larissa Queiroz

  • Webpage Screen Resolution Simulator
Webpage Screen Resolution Simulator

Com o desenvolvimento da internet das coisas cada vez maior, ter um site que se adapta aos diferentes formatos de tela é essencial. Os sites responsivos, como são chamados, permitem que o usuário tenha uma boa experiência em seu site, sem importar qual o tamanho de tela ou dispositivo ele esteja usando, se está acessando através de um tablet, celular, computador ou um smartwatch.

Você sabia que há uma probabilidade cinco vezes maior das pessoas saírem de um site que não é otimizado para celular?

Pois então, você sabe se seu site está otimizado para os diferentes tipos de aparelhos? Teste agora e descobra! Com a nossa ferramenta SEO Webpage Screen Resolution Simulator você pode testar a usabilidade de seu site em diferentes formatos de tela.

Por Daniele Oliveira.

Back to Top