O gerenciamento de redes sociais não gira em torno somente das postagens de textos no Facebook, das fotos no Instagram e dos vídeos no YouTube. O gerenciamento de redes é feito a partir de um plano de negócios onde é feita a seguinte pergunta: qual é o principal foco da empresa? Atrair mais público? Deixar a marca mais conhecida dentro do mercado?

Estar presente nas redes sociais tornou-se obrigatório para qualquer empresa que deseja ter seu nome conhecido, mas, caso não haja um bom gerenciamento dessas redes, de nada adianta, por isso, vamos mostrar abaixo algumas ferramentas que facilitam esse trabalho.

1- Buffer

É uma ferramenta de gerenciamento simultâneo de redes sociais gratuita, que possibilita várias tarefas, sendo uma delas o fornecimento de informações sobre dados de acesso e interatividade dos usuários dentro das redes sociais. Além disso, uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de programar o conteúdo que será postado, e, quando o mesmo for feito, pode ser postado em todas as redes sociais ao mesmo tempo.

2- Mention

Essa ferramenta possui a sua versão gratuita e a versão paga. Uma das suas principais características é o monitoramento simultâneo das palavras-chave de todas as redes sociais utilizadas pela empresa, além também de fornecer análise de alerta de palavras-chave, e, a empresa pode, por ela, participar de conversas diretas com os usuários da marca.

3- Yoono

É uma ferramenta gratuita que possibilita o usuário a receber alertas de notificações de todas as redes sociais ao mesmo tempo, sem sair da página principal dela. Outras vantagens do Yoono é a integração com a tela do computador e também a opção de programação de postagens.

4- Sprout Social

É uma das ferramentas de gerenciamento de redes sociais mais conhecida por conta das suas inúmeras vantagens, como por exemplo, a fácil interface de navegação, o monitoramento da marca com recursos CRM social e análises, além também a opção de agendamento de postagem para todas as redes sociais.

O Sprout Social, comparado à outras ferramentas, possui poucas desvantagens. Uma delas é que nem todas as opções estão disponíveis para a versão gratuita. Para obtê-las, é necessário se tornar um assinante.

5- Hootsuite

O Hootsuite é a ferramenta de gerenciamento mais conhecida atualmente, pois ela possibilita ao usuário o gerenciamento simultâneo de todas as redes sociais nas quais a marca está inserida, há a possibilidade de fazer publicações em todas as redes sociais ao mesmo tempo, e, ao fim de cada semana, é enviado um relatório contendo todas as informações necessárias de gerenciamento para o usuário.

Assim como o Sprout Social, o Hootsuite possui também algumas desvantagens, como por exemplo, com relação a interface. De primeira, o usuário pode vir a encontrar dificuldades para mexer na ferramenta, mas aos poucos consegue. Além disso, não é permitido que se use imagens dentro do Hootsuite, e, o relatório enviado para os assinantes não pagos não contém a mesma quantidade de informações que contém para os assinantes do site.

 

Por Larissa Queiroz