#Adwords

  • Qual o real papel das Landing Pages?
Qual o real papel das Landing Pages?

Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é a criação das páginas de conversão, ou também conhecidas como landing pages, mas qual é a verdadeira função dessas páginas e por que elas são tão importantes como estratégias de marketing?

Antes de responder essas perguntas, é preciso entender o que é conversão.

               Dentro do marketing digital, a conversão é uma das métricas mais importantes para se conseguir chegar ao objetivo final.  Dentro dos sites, as conversões podem ser diretas e indiretas. Resumidamente, as conversões diretas acontecem quando o usuário realiza uma ação dentro da internet, como a compra de um produto. Já a conversão indireta é quando o usuário oferece algumas informações em troca de serviços gratuitos, como deixar o e-mail para ter um e-book, esse tipo de conversão trabalha para captar usuários para tentar torna-los clientes no futuro.

               Sendo assim, quando se cria uma campanha (principalmente uma campanha no Google Adwords) um dos principais objetivos é o aumento de conversões e as landing pages são exelentes para isso. Pois, uma Landing Page é uma página de entrada, que geralmente é criada com conteúdo definido para os obejtivos de uma campanha, pois a landing page é a página que o visitante irá entrar quando clicar em um link, seja por busca orgânica, anúncios do Google Adwords, banners ou outros links.

Mas porque a Landing Page é importante para as campanhas online?

- Pois é uma página totalmente nova e otimizada para onde será redirecionada a campanha Adwords.

- Seu conteúdo é direcionado ao objetivo das campanhas, como: promoções, ofertas, captação de e-mails, etc. E isso faz com que a taxa de conversão seja maior, pois é mais relevante ao usuário.

- Aumenta a Quality Score (qualificação do anúncio) e com isso abaixa o custo da campanha em geral, pois o custo das keywords abaixam quando a relação landing page campanha é mais relevante para o usuário

- A landing page conta como link externo que aponta para o site, portanto se torna um backlink para o mesmo.

- Quanto mais o conteúdo da landing page for relevante em relação ao conteúdo do anúncio, melhor vai ser a visibilidade do anúncio no Google, ou seja, quanto mais relacionados forem os textos do anúncio com a página de redirecionamento, melhor. E o clique por impressão também será reduzido.

               Ou seja, quando o usuário digita tênis, por exemplo, no Google, vê um anúncio e clica nele, o ideal é que esse anúncio seja direcionado para o local onde está o tênis e não uma página genérica como a homepage.

               Portanto, as landing pages normalmente são páginas que contêm somente a informação que é necessária para cada objetivo de cada campanha. Isso aumenta a probabilidade de que a conversão seja feita com sucesso e que o usuário cumpra a ação exposta a ele. Quanto menos distração ele tiver, maior a probabilidade de uma conversão bem sucedida.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira

  • Page Speed Checker
Page Speed Checker

A velocidade de carregamento do site é muito importante para o bom desenvolvimento SEO dele, pois o tempo de carregamento das páginas de um site afeta diretamente a experiência do usuário. Ninguém gosta de ficar esperando para acessar um conteúdo online, na verdade, segundo o Google metade dos visitantes de sites em dispositivos móveis abandonam o site se as paginas demoram mais que 3 segundos para carregarem. É por isso que o Google leva o tempo de carregamento dos sites em consideração para classificar os sites no Pagerank.

Esse fator afeta o desenvolvimento SEO do site e também interfere nas campanhas do Google Adwords. Porque para calcular o índice de qualidade da sua página de destino nas campanhas Adwords o Google avalia a velocidade de carregamento dela, isso afeta bastante sua nota para o Quality Score e consequentemente a posição do seu anúncio na página de resultados do Google.

Por isso, uma baixa velocidade de carregamento do site pode significar perda de clientes para seu negócio!

Quer saber como está a velocidade de carregamento do seu site? Acesse a nossa ferramenta SEO gratuita, o Page Speed Checker. Com ele você consegue ter acesso ao tempo de carregamento do seu site e de cada componente como links e imagens.

Por Daniele Oliveira

  • AdWords X SEO
AdWords X SEO

 Uma pesquisa do SPC Brasil, de 2015, revelou que 90% dos brasileiros  pesquisam online antes de fazer compras e que o Brasil é o 2º país que mais pesquisa na internet utilizando o Google, e o Google representa 90% do total de buscas no país.

Ok!  Estar presente na internet é importante. Disso nós já sabemos, mas como fazer para aparecer no Google?

A princípio, todos os sites estão no Google, o problema é que o Google mostra milhares de sites e a maioria das pessoas não pesquisam muito além da terceira página. Portanto, para aparecer é preciso estar entre os primeiros!

Atualmente existem duas formas de um site estar posicionado no Google: pelo posicionamemto orgânico e pelo posicionamento pago.

O posicionamento orgânico é, digamos assim, por mérito, credibilidade. O Google sempre está analisando os sites da web e os classificando com relação ao seu conteúdo e a experiência que aquele site proporciona ao usuário. Ou seja, para ficar bem posicionado na pesquisa organica é preciso estratégia e otimização técnica do site.

O trabalho SEO (Seach Engine Optimization) é justamente otimizar um conjunto de técnicas e conteúdo para que o site fique amigável aos mecanismos de busca. Ao analisar esse conjunto de elementos o Google classifica os sites e os posiciona nos resultados orgânicos.

Já o posicionamento pago no Google se dá através dos links pratocinados, anúncios que o Google exibe de diversas formas (texto, vídeo, banner, etc). Especificamente, para o resultado direto nas buscas dos usuários, o Google exibe os anúcios em forma de texto. Aqueles três ou quatro primeiros resultados (escrito anúncio) que você encontra quando digita algo no Google, sabe?

Então, esses resultados são pagos. Mas, assim como a pesquisa orgânica, támbem exigem estratégia, pois não é somente pagando que se consegue uma boa posição usando o Google Adwords! O Google leva vários outros fatores em consideração.

De qualquer forma, o Google AdWords é a plataforma de publicidade do Google, portanto o Google quer que você anuncie nele e por isso facilita bastante. Com ferramentas que permitem atingir um público específico e segmentado, e tendo total controle do investimento e retorno da campanha. Entretanto é bom lembrar que  isso não afeta em nada o poscionamento orgânico, ou seja, assim que você parar de pagar, seu anúncio não vai mais aparecer.

Tanto o desenvolvimento SEO do site quanto as campanhas no Google Adwords garantem ótimos resultados e se bem realizados garantem a visibilidade do seu negócio na internet. A principal diferença entre o AdWords e o SEO está no tempo do retorno de investimento (ROI),  que no Adwords é instantâneo e no SEO leva um pouco mais de tempo. Porém, no Google AdWords o investimento é mensal, já o SEO é um trabalho de otimização e manutenção estratégica. Cabe a cada gestor saber qual é a melhor estratégia para cada tipo de situação e momento da empresa. As duas opções juntas também é permitido, e se complementam!

Por Daniele Oliveira

Back to Top