Se você é um micro ou pequeno empresário, provavelmente já considerou expandir o seu negócio. Ter uma loja maior, contratar mais funcionários, aumentar seu mercado... E desistiu porque tudo isso pareceu muito complicado. Afinal, gerir um negócio não é nenhuma brincadeira. Mas pode haver uma solução para este dilema, e ela vem com o nome de e-commerce.

            O e-commerce nada mais é do que o comércio online. Uma das grandes vantagens de possuir uma loja virtual é o baixo custo de manutenção, quando comparado ao de uma loja física. Não é necessário pagar contas todos os meses, nem contratar funcionários. Além disso, a internet permite a conquista de uma nova gama de clientes, que antes eram limitados aos que estavam geograficamente mais próximos ao seu estabelecimento.

Dados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional, mostram que:

- 50% dos varejistas que possuem comércio somente online (chamados de pure players) apresentaram lucro no período da pesquisa;

- Somente 9% do verejistas online possuem mais de 25 funcionários e 81% possuem menos de 10;

- 76% das lojas online têm suas sedes nas regiões Sudeste/Sul, e 12% encontram-se no Nordeste;

- A taxa de abandono de carrinho é de 34%, muito menor que em 2014 quando era de 58%. Isso mostra o amadurecimento do brasileiro nas compras online;

 - Cartão de crédito e boleto bancário são as principais formas de pagamento;

- 32% dos e-commerces da pesquisa possuem plataforma própria e 13% têm aplicativo mobile;

 - 60% das lojas online disponibilizam chat para o atendimento pré e pós venda, em 2014 eram 46%;

- 43% dos lojistas não possuem estratégias de fidelização de clientes;

 

O que é necessário para ter um e-commerce?

            Para criar sua loja online, você precisa de três coisas: um domínio, uma hospedagem e um CMS de e-commerce. O domínio é o seu endereço virtual (ou site), e é a partir dele que os clientes chegarão à sua loja. O segundo passo é obter uma hospedagem, que é um serviço de armazenamento. A hospedagem é o que permite que seu site seja acessível 24 horas por dia, por qualquer pessoa no mundo. Por último, você precisa de um CMS (Customer Management System), ele fornecerá para você os dados das vendas que estão ocorrendo no site, como nome do cliente, produto comprado, forma de pagamento e endereço para envio. É via o CMS que você vai adicionar produtos na sua loja virtual também.

Os desafios a serem enfrentados

            Uma loja online é vantajosa sobre várias perspectivas, porém requer tanto cuidado quanto uma loja física. O consumidor online está mais exigente do que o tradicional. A internet permite que ele compare e escolha dentre diversas lojas, sendo assim, a concorrência também cresce.

            Nesse sentido, o primeiro desafio é a visibilidade. O site precisa ser otimizado, isso quer dizer Google Friendly. Para fazer a sua loja se destacar dentre outras, é necessário anunciar corretamente. Contar com uma empresa especializada em publicidade online faz toda a diferença, porque ela terá acesso a pesquisas sobre o seu setor e saberá aconselhar sobre onde, como e para quem falar.

            O segundo é a aparência e a experiência do usuário. Assim como um ponto de venda desorganizado, um site mal planejado incomoda o cliente. Ele deve ser otimizado para aumentar a experiência de usuário. Um design inadequado ou não responsivo perdem pontos.

É preciso não esquecer o conteúdo útil, apostar numa estratégia editiorial agrega valor ao seu site e consiste no coração da nossa proposta.

            Esses fatores dizem respeito às impressões iniciais e o que é preciso para chamar sua atenção. Para fidelizar um cliente, o atendimento é que deve ser o foco. Cumprir prazos, prestar assistência e zelar para que ele receba o melhor possível. Um cliente satisfeito recomenda a sua loja, e com isso atrai outros clientes.

            Se você ainda está dando os primeiros passos no mundo online, contrate uma agência de marketing digital. Nela, funcionários especializados estudarão a sua marca e montarão uma estratégia para desenvolver uma comunicação direcionada e precisa.

 

Por Ana Beatriz Carvas