A internet é uma rede aberta e colaborativa com múltiplas possibilidades de comunicação e informação, por isso, promover um negócio nunca foi tão inovador e com tanto alcance potencial.Nesse sentido, o que muda agora na era do marketing digital não é o marketing, mas sim as plataformas para o fazê-lo e as ferramentas usadas para o desenvolvimento do marketing digital estão disponibilizadas na própria internet.

Mas então, por que contratar uma agência de comunicação digital?

Para responder essa pergunta primeiro temos que responder a pergunta: o que é uma agência digital?

Uma agência de comunicação digital é uma empresa onde você encontra todos os profissionais com expertises para desenvolverem uma boa comunicação no mundo digital. Eles trabalham diariamente com diferentes casos de diversas empresas, por isso, esses profissionais carregam esperiências do desenvolvimento mercadológico e da comunicação publicitária online de vários setores da economia.

Os profissionais de uma agência digital geralmente são formados nas áreas relacionadas à comunicação social, administração, marketing, desenvolvimento de web, design gráfico, informática, entre outras. Portanto estão capacitados para desenvolverem e gerirem campanhas comunicacionais tanto online quanto offline. Mas geralmente as agências são especializadas em determinado assunto, como o marketing digital.

Os serviços oferecidos pelas agências de marketing e comunicação digital geralmente são :

- Criação e desenvolvimento de sites: criação de websites com design e conteúdo personalizados para cada cliente, como criação de sites para empresas, criação de sites e-commerce, sites gerenciáveis, criação de sites responsivos (adaptável a todos tipos de telas), landing pages, etc.

- SEM (Search Engine Marketing): gestão do marketing de busca.

- Otimização de SEO (Search Engine Optimization): otimização de sites nas páginas de busca, como o SEO Google, que é a otimização do posicionamento do site nas pesquisas Google. Essa otimização inclui otimizações técnicas e de web analytics.

- Gestão de redes sociais: gerenciar o perfil de uma marca, com conteúdo relevante, interação e gestão de possíveis crises.

- Desenvolvimento de campanhas em mídias digitais: análise concorrencial, de mercado e planejamento estratégico para cada cliente. 

- Links patrocinados: gestão de publicidade online paga, como o Google Adwords.

- Inbound marketing: marketing através do conteúdo. 

- Email marketing: estratégias de marketing através da comunicação por e-mails.

- Peças gráficas digitais: logomarca, banners, newsletters, etc.

Dessa forma é possível ver que há diversas formas de se fazer marketing na internet e gerenciar todos os meios de comunicação de uma empresa pode não ser tão fácil e nem simples. Portanto, contratando uma agência com foco na comunicação digital os esforços da empresa estarão voltados para os produtos e serviços, enquanto a agência ficará responsável pelas campanhas de captação e retenção de clientes online e também pelo budget aplicado a elas. Assim ambas trabalham em conjunto para posicionar a identidade da marca e ficar na frente dos concorrentes.

 

Por Daniele Oliveira